Florianópolis tem lançamento de livro e contação de histórias neste sábado (DC Variedades)

A Biblioteca Comunitária Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição receberá a autora, Aline Maciel

Florianópolis tem lançamento de livro e contação de histórias neste sábado Divulgação/Arquivo pessoal
Aline Maciel é contadora de histórias e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa CatarinaFoto: Divulgação / Arquivo pessoal
A contadora de histórias Aline Maciel lançará seu livro Cada um Conta de um Jeito no sábado, na Biblioteca Comunitária Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O evento será realizado a partir das 20h e vai contar também com uma sessão de histórias, bate-papo com a autora e exposição das ilustrações do livro, feitas por Fabio Dudas. Na segunda-feira Aline também participará de uma sessão de autógrafos na Feira de Livros de Florianópolis, no Largo da Alfândega, entre as 14 e as 17h.Contar histórias é uma arte. Um bom contador de histórias prende a atenção do público, cativa e estimula a imaginação da plateia. Para alguns, é um processo intuitivo, mas também pode ser resultado da aplicação de técnicas. São essas técnicas que Aline explora e explica em seu livro, que é um manual de contação de histórias.Viabilizado por edital da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com recursos do Fundo Municipal de Cultura, o livro traz cinco histórias com sugestões para se contar cada uma. Como criar o ambiente para começar a cotnar uma histórias. Como descrever o cenário, fazer uso de objetos e de músicas. Essas são algumas das dicas que Aline dá ao longo das sete histórias trazidas por seu livro.

São histórias inocentes e engraçadas, como a de João Gurumete, que de um golpe matou sete, e se casou com a linda princesa; a história que explica porque a tartaruga, que tinha o casco lisinho, acabou com ele todo remendado ou a do marido preguiçoso, que por nada na vida queria trabalhar.

O objetivo do livro é ajudar pais e professores a aprenderem a contar histórias e dessa maneira colaborar para que as crianças peguem o gosto pela arte da narração, que está diretamente relacionada à nossa maneira de entender e de nos relacionarmos com o mundo.

— Os contadores de histórias acreditam que a prática de contar histórias ajuda as crianças a desenvolverem sua capacidade de narração. O resultado é bem visível e muito comentado por professoras e mães. As crianças melhoram seu desempenho escolar, já que em boa parte das disciplinas é importante ser capaz de explicar o conteúdo. Também desenvolvem sua consciência corporal, que é imporante não só para o relacionamento social, em geral — explica Aline.

O vínculo entre pais e crianças também se fortalece no processo, favorecendo o envolvimento dos adultos na vida das crianças.

Aline Maciel é contadora de histórias e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuações na área do teatro, cinema, rádio e música. Iniciou suas atividades na própria Biblioteca Barca dos Livros, em 2009.

Agende-se
O quê: lançamento do livro Cada um conta de um jeito, R$20, de Aline Maciel, sessão de histórias, e exposição das ilustrações de Fabio Dudas
Quando: sábado, 15 de dezembro, às 20h
Onde: Biblioteca Comunitária Barca dos Livros – LIC – Lagoa da Conceição
Quanto: gratuito

Anúncios
por Aline Maciel Postado em livro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s